15/04/2019 – Fase Municipal dos Jogos Escolares (Barbacena/MG)

CHESS-RESULTS

 

15 de abril de 2019 (segunda-feira)

Congresso Técnico: 13h30

Primeira rodada a partir das 14h; demais rodadas subsequentemente

Local: Olympic Clube (Rua Teobaldo Tolendal, centro, Barbacena/MG).

 

 

REGULAMENTO ESPECÍFICO – XADREZ

 

 

Art. 1º – A competição de xadrez obedecerá às regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez – FIDE, na modalidade “xadrez rápido” – Apêndice “A” DO Código da FIDE, observando-se as adaptações deste Regulamento.

 

Art. 2º – Cada escola poderá participar com número ilimitado de atletas em cada módulo/naipe e a inscrição definitiva dos atletas deverá ser enviada para o e-mail xadrezmatavertentes@gmail.com até o dia 11 de abril 2019.

 

Art. 3º – Para a etapa microrregional estarão classificados os 05 (cinco) atletas primeiros colocados em cada categoria/módulo.

 

Art. 4º – O aluno atleta deverá se apresentar documentado junto ao representante da arbitragem até 30 minutos antes do horário marcado para o início da competição.

 

Art. 5º – Para participar o aluno atleta deverá usar camisa contendo o nome da escola

 

Art. 6º – De acordo com o número de alunos atletas participantes será adotado o sistema suíço de emparceiramento ou o sistema Round Robin de emparceiramento (todos x todos).

Parágrafo Único – Fica a critério da arbitragem dividir as disputas em dois dias, dependendo do número de inscrições.

 

Art. 7º – Os critérios de desempate a serem adotados serão:

Sistema suíço

1º critério – Confronto direto (código 11);

2º critério Buchhols – 1 (código 37);

3° critério Buchhols (código 37);

4º critério Sonneborn-Berger (código 52);

5º critério Maior número de partidas com peças pretas (código 53)

6º critério Sorteio;

 

Sistema Round Robin

1º critério – Confronto direto (código 11);

2º critério – Maior número de vitórias (código 12);

3º critério Sonneborn-Berger (código 52);

4º critério Maior número de partidas com peças pretas (código 53)

5º critério – Sistema Koya (código 45)

 

Art. 8º – O tempo de reflexão por aluno atleta será de 15 (quinze) minutos knock-out.

 

Art. 9º – O aluno atleta que não se apresentar para jogar até 15 (quinze) minutos, contados a partir da autorização do árbitro para o início da rodada, será considerado ausente e, consequentemente, perdedor da partida.

Parágrafo Único – O relógio do aluno atleta ausente será acionado quando autorizado o início da rodada. Em caso de comparecimento, o aluno atleta jogará a partida com o tempo remanescente.

 

Art. 10º – O aluno atleta poderá faltar a uma única rodada e, caso não apresente justificativa ao árbitro antes da realização do emparceiramento da rodada seguinte, terá o nome excluído das demais.

Parágrafo Único – O aluno atleta que precisar abandonar a competição deverá apresentar justificativa ao árbitro-chefe e à Comissão Organizadora por meio de seu representante.

 

Art. 11º – Será vedado o uso de celular ou de qualquer outro aparelho eletrônico na área de Jogo. O aluno atleta perderá a partida se seu aparelho estiver ligado ou emitir sinais sonoros ou luminosos.

 

Art. 12º – O aluno atleta deverá acionar o relógio do adversário com a mesma mão com que executou seu lance.

  • 1º – Não será permitido manter a mão sobre o pino do relógio ou pairar sobre ele.
  • 2º – Não será permitido acionar o relógio usando peça ou peão capturado.

 

Art. 13º – É proibido perturbar ou distrair o oponente. Isto inclui reclamações descabidas, sucessivas ofertas de empate e qualquer fonte de ruído na área de jogo.

Parágrafo único – É proibido discutir com o adversário.

 

Art. 14º – Recurso de aluno atleta contra qualquer decisão da arbitragem deverá ser entregue assinado por meio de seu representante à Comissão Organizadora, no prazo máximo de 30 (trinta) minutos após o término da rodada/prova.

Parágrafo único – A decisão do árbitro será definitiva, não cabendo recurso.